Clover Caramelo Sapatênis Fertilizer Masculino Masculino Sapatênis Clover Fertilizer Caramelo Field Masculino Sapatênis Field Alertas Faça login
Sapatênis Clover Masculino Fertilizer Masculino Sapatênis Caramelo Caramelo Field Masculino Sapatênis Field Fertilizer Clover qw8qExrWt Sapatênis Clover Masculino Fertilizer Masculino Sapatênis Caramelo Caramelo Field Masculino Sapatênis Field Fertilizer Clover qw8qExrWt

Descrição

Tênis em couro com solado em borracha, parte interna acolchoada e palmilhas em poliuretano...

Ministério da Defesa

Sapatênis Clover Masculino Fertilizer Masculino Sapatênis Caramelo Caramelo Field Masculino Sapatênis Field Fertilizer Clover qw8qExrWt

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes disse em Coimbra que é "fundamental reequipar, modernizar e construir capacidades para as Forças Armadas", de forma racional e segundo critérios de necessidade e eficiência.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, disse hoje, em Coimbra, que é “fundamental reequipar, modernizar e construir capacidades para as Forças Armadas”, de forma racional e segundo critérios de necessidade e eficiência.

Tais objetivos deverão ser alcançados em função das leis de Programação Militar e de Infraestruturas, sustentou o governante, que falava na sessão de abertura do congresso ‘Portugal na Grande Guerra’, que está a decorrer no auditório da Brigada de Intervenção, no quartel Santana, em Coimbra.

Estas “são as leis de que dispomos e, como já tenho dito, não padeço da pulsão de legislar ou de alterar legislação para exercer estas funções ou, ainda menos, para transmitir a ideia de que as estou a exercer através do Diário da República”, sublinhou Azeredo Lopes.

As Forças Armadas (FA) têm, “cada vez mais, um papel relevante a desempenhar enquanto instrumento da política externa do Estado”, atualmente, “porventura, num patamar mais exigente do que há um século”, sustentou o ministro.

Portugal está integrado num “quadro estratégico de alianças cada vez mais institucional, trate-se da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte], da União Europeia, da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], das Nações Unidas, da OSCE [Organização para a Segurança e Cooperação na Europa] ou de outras organizações regionais”, lembrou.

Além de “coligações internacionais para fazer face a ameaças de conjuntura que ameaçam transformar-se em estruturais, como é o caso presente do terrorismo transnacional”, salientou Azeredo Lopes.

Importa assim que a defesa nacional e as FA assegurem os objetivos de Portugal, enquanto “Estado soberano, independente e seguro” e respondam com “eficácia e competência” aos compromissos assumidos.

Portugal é “muito avaliado, para dizer o menos”, alertou Azeredo Lopes, sustentando que o que o país fizer na área da defesa nacional valoriza-o e credibiliza-o perante os seus aliados e, “como agora se diz, parceiros fundamentais”.

O desafio de participar com outras nações na defesa de valores e no respeito e cumprimento de compromissos justifica a intervenção no contexto internacional, o mesmo contexto que há um século fez com que Portugal não conseguisse manter-se arredado de “um conflito que varreu” o continente europeu e que acabou, ” de alguma forma, por se ‘globalizar'”, acrescentou.

“É neste contexto que é também importante perceber e ‘aprender’ as lições da história”, frisou Azeredo Lopes.

O congresso internacional ‘Portugal na Grande Guerra’, que decorre até quinta-feira, em Coimbra, coincidindo com o centenário da declaração de guerra da Alemanha a Portugal (09 de março de 1916), deter-se-á, designadamente, nas consequências da “participação do Exército e da Marinha de Portugal no primeiro conflito militar à escala mundial” (1914 e 1918).

Organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) e pela Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da I Guerra Mundial, o encontro integra-se no programa nacional da evocação do conflito.

Participaram também na abertura do congresso o chefe do Estado Maior do Exército, general Carlos Hernandez Jerónimo, o vice-reitor da Universidade de Coimbra Joaquim Ramos de Carvalho, o presidente da comissão coordenadora da evocação da Grande Guerra, tenente-general Mário de Oliveira Cardoso, e o coordenador do CEIS20, António Pedro Pita.

Field Caramelo Caramelo Masculino Masculino Sapatênis Fertilizer Clover Field Sapatênis Masculino Clover Fertilizer Sapatênis Partilhe
Comente
+ Seja o primeiro a comentar
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
Ministério da Defesa
Luís Aguiar-Conraria
374
147

Só se o valor da liberdade desses jovens for excluído das nossas contas, é que se concluirá que o serviço militar obrigatório sai mais barato. Mas isso corresponde a uma visão totalitária da sociedade

Polémica
Bruno Martins

A Iniciativa Liberal é o 22º partido político português. Compreendo que seja aborrecido para certas pessoas ou partidos, mas já existimos e viemos para ficar. 

PSD
PSD
646
24
Masculino Fertilizer Field Sapatênis Caramelo Field Masculino Clover Clover Caramelo Masculino Sapatênis Fertilizer Sapatênis
Reebok Tênis e Royal Tênis Branco Low Preto Complete Reebok wEqFSdw
1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Clover Sapatênis Field Sapatênis Masculino Fertilizer Masculino Sapatênis Caramelo Clover Field Masculino Fertilizer Caramelo
Cannes Social Linha Sapato Quebec Sapato Preto Croco Social EwtHqI5P
1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Reebok Tênis e Royal Tênis Branco Low Preto Complete Reebok wEqFSdw

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)